Endoscopia Digestiva Alta
Descrição
A Endoscopia Digestiva Alta (EDA), é um procedimento utilizado para visualizar o tubo digestivo superior, desde a boca até ao duodeno, através de um tubo flexível equipado com uma pequena câmara na extremidade que transmite a imagem para um monitor.
Durante o exame, o doente encontra-se deitado, habitualmente em decúbito lateral esquerdo, e monitorizado, para que o médico possa controlar a sua respiração, tensão arterial e frequência cardíaca. Em alguns casos pode ser administrada medicação sedativa endovenosa, para que o doente fique mais relaxado, bem como um spray anestésico local que se aplica na garganta, e que diminui a sensibilidade à passagem do endoscópio.
Preparação
Pelo menos 6 a 8 horas de jejum antes da endoscopia para assegurar que o estômago esteja vazio.
Informar o médico Gastrenterologista que lhe vai realizar o exame de toda a medicação que está a tomar, especialmente anticoagulantes (varfarina, acenocumarol, dabigatrano, rivaroxabano,…) ou antiagregantes plaquetares (ácido acetilsalicílico, ticlopidina, clopidogrel, triflusal, dipiridamol,…); a suspensão ou não dos mesmos depende das suas doenças cardiovasculares e do risco de hemorragia do procedimento a que vai ser submetido, pelo que essa decisão compete ao seu Médico Assistente.
Planear o dia do exame – nos casos de endoscopia com sedação, o doente não pode conduzir ou trabalhar após o exame, devendo ir acompanhado.
Deve trazer sempre consigo os exames anteriores.