Endoscopia Digestiva Alta

Descrição

A Endoscopia Digestiva Alta (EDA), é um procedimento utilizado para visualizar o tubo digestivo superior, desde a boca até ao duodeno, através de um tubo flexível equipado com uma pequena câmara na extremidade que transmite a imagem para um monitor.

Durante o exame, o doente encontra-se deitado, habitualmente em decúbito lateral esquerdo, e monitorizado, para que o médico possa controlar a sua respiração, tensão arterial e frequência cardíaca. Em alguns casos pode ser administrada medicação sedativa endovenosa, para que o doente fique mais relaxado, bem como um spray anestésico local que se aplica na garganta, e que diminui a sensibilidade à passagem do endoscópio.

Preparação

Pelo menos 6 a 8 horas de jejum antes da endoscopia para assegurar que o estômago esteja vazio.

Informar o médico Gastrenterologista que lhe vai realizar o exame de toda a medicação que está a tomar, especialmente anticoagulantes (varfarina, acenocumarol, dabigatrano, rivaroxabano,…) ou antiagregantes plaquetares (ácido acetilsalicílico, ticlopidina, clopidogrel, triflusal, dipiridamol,…); a suspensão ou não dos mesmos depende das suas doenças cardiovasculares e do risco de hemorragia do procedimento a que vai ser submetido, pelo que essa decisão compete ao seu Médico Assistente.

Planear o dia do exame – nos casos de endoscopia com sedação, o doente não pode conduzir ou trabalhar após o exame, devendo ir acompanhado.

Deve trazer sempre consigo os exames anteriores.

Marcação

Deseja ser Contactado para Marcação de Exame?

This contact form is deactivated because you refused to accept Google reCaptcha service which is necessary to validate any messages sent by the form.