Electromiografia (E.M.G.)

Dr. Júlio Parrondo

Descrição

O EMG permite o diagnóstico de doenças do neurónio motor, que está ligado ao sistema nervoso central, que provoca falta de força generalizada e atrofias musculares como a Esclerose Lateral Amiotrófica entre outras.

Exemplos mais frequentes a são a polineuropatia diabética que produz ardor ou sensação de dormência e “encortiçamento” nos segmentos distais dos membros, a síndroma do túnel cárpico que provoca formigueiros nas mãos e falta de força, as lombociatalgias provocadas por hérnia discal (dor ciática) ou as diversas radiculopatias quer provocam dores por exemplo no pescoço e nos membros.

O EMG é muito recomendado no diagnóstico de Miastenia Gravis e também nas diversas doenças musculares, que se traduzem em dores musculares e falta de força. É também importante para identificar outras patologias como na Fibromialgia.

O exame de Eletromiografia é de fundamental importância no diagnóstico de bruxismo. Com este exame conseguimos confirmar ao paciente se ele é portador deste tensionamento muscular inconsciente muitas vezes causador de cefaleias, enxaquecas e outras dores faciais.
Existe uma distinção entre bruxismo do sono e bruxismo de vigília. O bruxismo do sono está relacionado com uma pressão criada no maxilar, que geralmente é noturna e ligada a um distúrbio do sono. O bruxismo de vigília tem, normalmente, uma origem mais emotiva. Está ligado a emoções como a ansiedade, stress, raiva, frustração ou tensão. Pode dever-se simplesmente a um hábito que a pessoa ganha em momentos de maior concentração.

Sem este exame, seria praticamente impossível realizar um diagnóstico assertivo. Muitas vezes a demora no correto diagnóstico é a causa da criação de patologias crónicas e de mais sofrimento.

A Eletromiografia é um exame simples, indolor e não invasivo. Utiliza-se sensores ou elétrodos capazes de monitorar em tempo real a atividade elétrica dos músculos que se pretende analisar.

Preparação

Recomenda-se, que não se faça uso de cosméticos, cremes ou de loções oleosas na área que será utilizada para o exame. Antes do mesmo esta área será cuidadosamente limpa para então haver a aplicação dos elétrodos.

Para que não ocorram interferências no resultado do exame pessoas com miastenia gravis que tomem medicamentos para tal disfunção devem interromper a administração destes pelo menos 12 horas antes do procedimento.

Informe seu médico caso faça uso de fármacos anticoagulantes ou caso seja portador de pacemaker.

Não é necessário realizar jejum para a Eletromiografia.

Marcação

Deseja ser Contactado para Marcação de Exame?